Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sobre Problemas e Ratos



Problemas! Todos os dias somos acometidos por algum tipo de problema. Tem dia que são coisas corriqueiras, que não são tão graves, e que nem precisam de tantas preocupações, mas mesmo assim esses probleminhas nos aborrecem. Outras vezes são grandes problemas e esses sim, nos fazem tremer, chorar e até desesperarmos. Bom, todavia devemos nos preocupar tanto com os pequenos problemas, para que eles não se tornem grandes, quanto com os grandes problemas para que eles não se torne problemas ainda maiores e nos destruam.



Hoje vou falar dos problemas pequenos, eles são como os ratos. Surgem em qualquer lugar, a qualquer hora, às vezes são inofensíveis, mas também podem causar muitos males. Algumas pessoas são indiferentes com estes roedores, outros, como na índia, até reverenciam e alimentam estas pequeninas criaturas. Na verdade, a grande maioria quer distância destas pestes, ou porque tem medo, quando não pavor, ou simplesmente porque tem nojo. Mas todos ignoram que os ratos estão ali porque encontraram um ambiente agradável a eles.



Cada um tem uma reação diante desses ratinhos. Existem pessoas que vêem esses roedores e reagem como se nada tivessem vendo, seguem seu caminho e nem se importam com eles. O que é ruim. Pois ignorar um animal que pode te fazer mal não é a melhor decisão, porque ele pode nos transmitir doenças perigosas e causar sérios danos.



Outra reação é a dos indianos que veneram, adoram, e até se alimentam juntos com os roedores. Sei que é uma crença deles, mas também acho estranho o fato de crerem que um animal possa ser um ancestral e por isso se alimentar junto dele, chegando a tomar leite numa mesma vasilha que esses animais.



Mas a pior reação é a dos desesperados, que, diga-se de passagem, é a maioria.


Tem gente que provoca cada escândalo por causa de um ratinho, que “Deus me livre”! Sobem em cadeiras para fugir dos roedores, como se eles, que escalam até paredes, não conseguissem subir numa simples cadeira. Correm com medo de serem pegos pelos pequenos monstros inimigos e nem sabem que na verdade são estes Monstros Inimigos que estão fugindo tentando se safar.


Às vezes acho que nossos problemas são assim, pequenos ratinhos! São pequenos e por isso alguns ignoram e logo vão enfrentar outros males maiores. Deixam de tomar decisões que parecem sem importância nenhuma, mas que um dia pode te trazer um problemão.


Outros costumam dar valores inversos aos problemas, não enxergam que o que aparentemente é uma coisa divina é na verdade um grande engano e um grande mal.


Mas o pior está com a grande maioria que enxerga o problema, mas que, por causa do medo e do pavor, não consegue perceber que ele não é tão grande assim. Existem uma infinidade de situações em nossa vida em que acontece isso. Subimos em cadeiras, mas não percebemos que nossos problemas escalam até em paredes. Corremos deles e nem percebemos que na verdade são eles que correm, não para nos pegar e sim para fugir de nós. Não quero parecer que estou falando só para mulheres, pois sei que existem muitos homens que também tem medo de ratos e fingem não temer.


Mas o melhor na vida mesmo é não deixar que esses pequenos problemas surjam. Assim como os ratos só estão em nosso meio porque encontraram lixo, restos de alimentos, ambientes úmidos, nossos pequenos problemas só estão ao nosso redor porque não recolhemos os lixos que estão em nossas vidas, não cuidamos do nosso ambiente e logo surgem as pestes nos atrapalhando. Por isso o melhor é cuidar do ambiente de nossa vida perdoando aqueles que nos ofendem, ajudando aos que precisam, sendo honestos em tudo que fizermos,na verdade, praticando aquilo que Cristo nos ensinou: “amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo”. Fazendo assim dificilmente esses problemas roedores vão nos atrapalhar, assustar ou causar algum mal .


Por tudo isso, deixo um aconselho. Mesmo quando um rato aparecer, mantenha a calma e mate-o!



Gilliardi Batista Tolentino

Um comentário: